Já se vão alguns anos em que vivemos uma vida digital, que inclui smartphone, computador, tablet… Vamos nos acostumando e, aos poucos, criando algumas manias que estão no nosso cotidiano e mal percebemos.
Listamos algumas a seguir, pra dar um toque em todo mundo :)
1) Abrir mil abas no navegador
Tá, isso é quase que obrigatório: você abre o Facebook, depois vai ler uma notícia, clica no YouTube e assim as abas vão se acumulando. Quando você vê, são quase 30, você não consegue nem ver o que é cada uma e tem que ir fechando pro computador não travar. Vamos todos gritar, juntos: ‘Eu sofro da síndrome das mil abas!’
2) Qual matéria eu ia ler mesmo?
Isso acontece normalmente com quem sofre da síndrome das mil abas: você clica numa notícia ou post que quer ler e coloca “abrir em uma nova aba” – só que você vai fazer outras coisas. Até lembrar que você queria ler alguma coisa, mas não sabe o que é. E pra achar naquelas quatrocentas abas? O sentimento é parecido de quando você ia falar alguma coisa e esquece. Frustrante.
3) Por que eu entrei nesse site?
Da mesma forma que a gente quer ler uma matéria e não sabe depois o que era, a gente simplesmente esquece o motivo de ter entrado em um site. ‘Mas eu ia fazer o que? Olhar as notícias? Ver um vídeo? Caralho, to ficando louco’. Todos estamos…Todos estamos.
4) Receber um inbox, ler e não clicar
É uma bad quando você aquele inbox, não quer/não vai responder, mas não gosta de ser indelicado de dar“visualizado”. Então, o que você faz? Só vê o começo da mensagem e não clica, pra que a pessoa não saiba que você viu. Essa serve pro WhatsApp também.
5) Abrir o Facebook (e não olhar nada)
Sabe quando você tá em casa e abre a geladeira só pra pensar? O equivalente na internet é olhar o Facebook, ficar dando scroll e, quando perceber, não ter a mínima ideia do que acabou de passar na tela.
6) Checar o celular antes de dormir/depois de acordar
Já é quase uma regra: a hora em que você deita na cama não é a hora que você vai dormir. Checar e-mails, whatsapp, Facebook na cama é inevitável quando se tem smartphone – e hoje em dia o mesmo vale pra hora de acordar. Não queremos ficar por fora nem do que aconteceu durante os momentos em que dormimos. Meio assustador, mas é uma triste realidade.
7) Ler comentários só pelo esporte
Às vezes um vídeo ou uma matéria em um site de notícias valem o clique apenas pelos comentários. Tretas, ignorância, bizarrices, boas sacadas — o YouTube e sites como UOL merecem um tempo dedicado só para ver os comentários. O problema é que, do mesmo jeito que a gente dá risada com uns, tem uns que são tão idiotas que a gente até fica com raiva.
8) Olhar pro celular (e ter que olhar de novo)
A gente até falou sobre isso na semana passada: saiu uma pesquisa que mostra que olhamos, em média, 110 vezes pro celular por dia. Muito desse incrível número se deve ao nosso hábito – olhamos e às vezes não prestamos atenção. Sabe quando você quer ver que horas são, olha pro relógio, tá com a cabeça em outro mundo e tem que olhar 10 segundos depois? É mais ou menos isso que acontece com o smartphone.
0 comentários:
Enviar um comentário