6 sites para criar banda desenhada online

Para muitos estudantes, a banda desenhada é uma experiência menos stressante na aprendizagem e prática da leitura. Motivar os estudantes a criar as suas próprias bandas desenhadas é dar-lhes a oportunidade para se expressarem por si próprios de forma criativa e artística, ao mesmo tempo que se envolvem no enredo da leitura e nos conceitos e mecanismos da criação de histórias.
A internet possui várias ferramentas onde os alunos podem desenvolver essas competências criando “histórias aos quadradinhos” (Portugal) ou aos “quadrinhos” (Brasil).

Pixton

Com esta ferramenta é só arrastar e largar. Mais do que o talento no desenho, requere-se a capacidade imaginativa para criar histórias. As contas individuais são gratuitas e fáceis de configurar. Possui versão em língua portuguesa (Brasil).

StripGenerator

Esta ferramenta permite a criação de quadrinhos a preto e branco. O utilizador escolhe o número de quadros que pretende, e, depois, pode arrastar objetos, texto e carateres para dentro dos mesmos. Uma vez criadas, as histórias podem ser impressas ou descarregadas com facilidade.

Toondoo

O princípio desta ferramenta é o mesmo das anteriores. Arrastar e largar. O Toondoo requer a criação de uma conta antes de o podermos utilizar. Podemos escolher ente uma conta individual grátis, ou uma conta paga (esta especialmente pensada para escolas, grupos ou comunidades).

WittyComics

Este sítio é muito simples, mas também um pouco limitado em termos visuais. Com poucas imagens de fundos disponíveis, o seu enfoque vai para o processo criativo ao nível do texto e da conversação.

Marvel’s Super Hero Squad Comic Creator

Neste sítio, os utilizadores são convidados a criar histórias utilizando os personagens populares Marvel, como Hulk ou Ironman. Os utilizadores são livres para definir os fundos das imagens, carateres, objetos, sons, diálogos, etc.
A ferramenta funciona também no conceito “drag and drop”. Concluído o trabalho, pode ser descarregado para o computador ou impresso.

Make Beliefs Comix

Plataforma de criação de histórias online com vários recursos, seguindo também o conceito de arrastar e largar, comum a quase todas as plataformas deste género.

0 comentários:

Enviar um comentário